Por Arlindo Assada
Ataxia, na acepção que aparece no dicionário Aurélio, refere-se à incapacidade de coordenação dos movimentos musculares voluntários e que pode fazer parte do quadro clínico de numerosas doenças do sistema nervoso. Trata-se, portanto, de um sintoma que, em um sentido amplo, pode estar presente em vários tipos de patologias (como nos AVCs - ou derrames -, na esclerose múltipla, na intoxicação alcoólica, deficiência de vitamina b12, entre outras).
Pode-se, de forma didática, considerar que as ataxias podem ser de causa "genética" (ataxias hereditárias) ou adquiridas (decorrentes, por exemplo, de efeitos ambientais, tumores, doenças neuroimunológicas).
Portanto não é transmissível entre pessoas, como outros tipos de doenças.
Trabalhei como executivo de multinacionais por muitos anos, mas em 2.005 a minha vida mudou, comecei sentir a mudança no equilíbrio, quando fui convidado para uma partida de futebol de salão não consegui correr, e também comecei notar a dificuldade na escrita, por causa do músculo enrijecido, e articulação travada, sentia muita dor.
Em 2006 apresentava muita dificuldade na marcha, na fala, coordenação e engasgo ao tomar água, até com saliva, quase não dava para me locomover sozinho.
Consultei vários médicos neurologista, diagnosticavam como labirintite. Após vários testes e exames deram o resultado de Ataxia, uma doença incurável atualmente. Essa noticia me deixou sem o chão, fiquei desesperado sem saber o que fazer, senti que meu mundo tinha acabado, sem emprego e sozinho.
Atualmente faço as consultas na assistência médica, e no Hospital São Paulo (USP), com Dr. Helio Barsotti, Dr José Luiz e Dr. Pedro.
Fiz vários exames para identificar que tipo de SCA estou sofrendo, mas até agora não foi diagnosticado o tipo.
Como esta doença ainda não tem cura, para melhorar e sofrer menos, para ter qualidade de vida um pouco melhor, comecei fazer pesquisa na internet, e me servindo de cobaia, encontrei alguns produtos que me tem ajudado muito.
Não deixar evoluir e manter a doença é um grande passo, se melhorar mesmo que seja um pouco é uma grande vitória!
- Travesseiro magnetico, pulseira com holagrama, camiseta com titanium. Com estes produtos senti pequena melhora.
- Cloreto de magnésio: eliminou a muita dores musculares que me atormentava, nem a acupuntura nem a massagem resolvia.
- Proteinato de cálcio de 23%: Eliminou as câimbras horriveis que sentia a qualquer hora.
- Cloridrato de bupropiona: ajuda um pouco no equilibrio.
- Resveratrol – Polygonum cuspidatum – melhorou um pouco a marcha, a fala, o equilíbrio, engasgo, e o raciocínio voltou quase como era antes.
- Albumina, Maltodextrina e Creatina: tem fortalecido os músculos , ajudando na locomoção e na marcha.
- Além destes produtos , para melhorar a disposição, tomo omega3, vitamina E, energéticos homeopáticos e colágeno.
- Frequento a academia de ginástica uma hora por dia, utilizando mais de 10 aparelhos, para fortalecer músculos das pernas, braços e tronco.
No inicio da ataxia até alguns meses atrás não conseguia locomover direito e nem dirigir o carro, não tinha segurança, mas agora voltei a dirigir normalmente.
Hoje levo a minha vida sozinho quase normal.
Não sou o único com ataxia,infelizmente existem centenas,ou milhares de pessoas com este mal.
ResponderExcluirMas confio na ciência e sei q + dia - dia,a cura para ataxia e outros males serão descobertos,por estes estudiosos.
Abçs,feliz 2012 à todos.
vc afirma que não sabeo tipo da ataxia né?mas, até mesmo baseando em seus conhecimentos, não deve ser a tipo 3 né?pois ela é progressiva e degenerativa, isto que vc melhorou...felicidades, ainda quero et perguntar outras coisas como o magnésio para aplacar as dores,por ex...
ExcluirPROCURE O DR CICERO GALLI COIMBRA, VC IRÁ SE SURPREENDER COM O TRATAMENTO DELE.
ExcluirQual endereço Dr.Cicero?
ExcluirDr. Cícero Galli Coimbra (neurologista),Fone:(11)5908-5969 R. Dr. Diogo de Faria, 775 - São Paulo //tem vários médicos da equipe que atendem.
ExcluirTem médicos que fazem o "Protocolo Coimbra" em várias cidades do Brasil, além desse endereço que passei à você. Pode se informar no telefone acima.
Excluirhttps://vitaminadporumaoutraterapia.wordpress.com/about/
Excluirprocure a palavra ataxia nessa página.
"Fiz vários exames para identificar que tipo de SCA estou sofrendo, mas até agora não foi diagnosticado o tipo."
ResponderExcluirOlha meu caro isso que vc di em 2012 não é problema mais. no sarah em brasília ou até mesmo em sp é possível esse diagnóstico.
Pablo,
ExcluirAinda existem atauxias sem identificação de tipo definido, geralmente chamadas idiomáticas
Mauro
Quis dizer "idiopaticas" e nao "idiomáticas"
ExcluirMauro
Pablo já fui a sp Curitiba e alguns outros lugares, até hj ngm identificou e ja tenho 11 anos de doença. Já desisti de um diagnóstico
ExcluirPablo já fui a sp Curitiba e alguns outros lugares, até hj ngm identificou e ja tenho 11 anos de doença. Já desisti de um diagnóstico
ExcluirFiz dezenas de exames em vários laboratórios com a solicitação do Dr. José Luiz da UNIFESP, mas só conseguimos no exterior no Japão, foi diagnosticado como SCA31, segundo Dr. JoséLuiz, é único caso no Brasil.
ResponderExcluirArllindo Assada
oieee...
Excluirvc tem e mail?
se puder me responder la..
natyh_ruivinhah19@hotmail.com
Olá Arlindo, estou na mesma situação, há 11 anos faço exames e nada. Poderiaa me contar um pouco mais sobre essa sca?
ExcluirOlá Arlindo, estou na mesma situação, há 11 anos faço exames e nada. Poderiaa me contar um pouco mais sobre essa sca?
ExcluirHá um tratamento para ataxias com medicamentos homeopáticos. Os resultados sao senscionais. facam parte do grupo fechado para saber mais. Abaixo o link do facebook. O nome do grupo é Ataxias - Tratamento com HOMEOPATIA. https://www.facebook.com/groups/186847901865236/
ResponderExcluirAmigos, quem puder, me ajude com mais informações sobre o protocolo Coimbra. Obrigado.
ResponderExcluircontatomansil@outlook.com