Como participar do grupo?


É mantido o grupo de discussão Ataxianet na Internet, em português, em Yahoo! Grupos, para pessoas interessadas em ataxia (desordem neurológica que afeta o equilíbrio e a coordenação muscular). Os objetivos da lista são: trocar informações, divulgar novidades e compartilhar experiências, mantendo os membros do grupo atualizados com as notícias dos mais recentes avanços da medicina nas pesquisas para a compreensão e tratamento dessas doenças. Para participar deste grupo faça a sua inscrição clicando na figura ao lado.

O que é um grupo de discussão?

Os grupos ou listas de discussões na Internet estão cada vez mais populares. Excelentes ferramentas dedicadas aos usuários com interesses em comum, elas permitem o intercâmbio de idéias e informações através de e-mail. Os participantes utilizam a lista para compartilhar interesses, esclarecer dúvidas, manifestar opiniões ou criar polêmicas.
O Yahoo! Grupos é um serviço de grupo de e-mail gratuito e fácil de usar. Funciona assim: você envia um e-mail para o grupo e todos os recebem. Quando alguém responde, todos recebem a resposta também.

Como inscrever-se no grupo Ataxianet?


1º modo: você pode inscrever-se em Ataxianet via e-mail; para isso basta enviar um e-mail em branco para ataxianet-subscribe@yahoogroups.com.br; você receberá em resposta um e-mail para confirmação (é um procedimento de segurança, para verificar se aquele e-mail é realmente seu); responda-o em branco e pronto, você já estará inscrito na lista.

2º modo: acesse a página inicial de Yahoo! Grupos;
- se você ainda não for cadastrado em Yahoo! Grupos, clique em "Clique aqui para entrar"; após ler as condições de serviço de Yahoo! Grupos, clique em "Eu aceito" no final da página; crie uma identificação (ID Yahoo!) e uma senha, responda às perguntas pessoais e clique em "Enviar este formulário";
- se você já for registrado em Yahoo! Grupos, acesse a página inicial de Ataxianet, clique em "Entre neste grupo", em seguida escolha a forma de entrega de mensagens e clique em "Associar-se".

Como acessar a página Ataxianet em Yahoo! Grupos?

Para acessar a página inicial de Ataxianet em Yahoo! Grupos acesse o endereço:
http://br.groups.yahoo.com/group/ataxianet (coloque este endereço em seus Favoritos/Bookmarks para facilitar futuro acesso). Após o carregamento da página, preencha seu ID Yahoo! e senha em "Usuários registrados".

Como enviar mensagens para o grupo Ataxianet?


As mensagens para o grupo (todos os participantes do grupo irão recebê-las) devem ser enviadas pelos associados para o endereço ataxianet@yahoogroups.com.br.

Como cancelar a participação no grupo Ataxianet?

Envie uma mensagem em branco para ataxianet-unsubscribe@yahoogroups.com.br e o cancelamento de sua inscrição na lista será imediato.

Você pode também fazer este cancelamento na página inicial de Ataxianet, clicando em "Cancelar assinatura".

O que são as opções de entrega?

Ao inscrever-se no grupo, ou mesmo quando já for associado, você pode escolher como deseja receber seus e-mails. São três as opções:
- E-mails Individuais (você recebe cada e-mail enviado pelo grupo);
- Resumo diário (você recebe um e-mail agregando vários e-mails individuais);
- Somente avisos especiais (você recebe apenas e-mails importantes de atualizações do moderador);
- Sem Correio/Só Web (você não recebe nada via e-mail, mas poderá ver as mensagens na página do grupo).

Como suspender temporariamente o recebimento de e-mails?

Você pode permanecer associado, mas deixar de receber temporariamente os e-mails do grupo. Para isso modifique a sua opção de entrega para "Sem Correio/Só Web". Posteriormente você poderá alterar novamente esta opção.

Como ver as mensagens antigas do grupo Ataxianet?

O Yahoo! Grupos armazena todas as mensagens antigas para que você possa consultá-las posteriormente (não é necessário usar seu próprio disco rígido para armazená-las). Basta o associado clicar em "Mensagens" na página inicial de Ataxianet para acessar todas as mensagens anteriores, as quais poderão ser listadas por data ou por assunto, ou ainda pesquisadas por número.

Quem é o proprietário do grupo Ataxianet? E o moderador?

Proprietário da lista é a pessoa que criou o grupo. Moderadores são o proprietário e ainda associados eventualmente designados pelo proprietário.

O proprietário e moderador do grupo Ataxianet é o Leonardo Scardini, o qual pode ser contatado em particular através do e-mail especial ataxianet-owner@yahoogroups.com.br.

O que significam as opções da página inicial de Ataxianet?

Página inicial: contém as informações básicas da lista, ou seja, nome do grupo, descrição, número de associados, quantidade de mensagens arquivadas por mês, categoria, endereços e opções.
Mensagens: área contendo todas as mensagens já enviadas para a lista; podem ser ordenadas por data ou por assunto; pode-se ainda acessá-las por número ou procurá-las por assunto (Procurar no arquivo).
Enviar: forma alternativa de remeter uma mensagem para a lista, sem utilizar o programa de correio eletrônico (e-mail).
Bate-Papo: área de chat de uso exclusivo dos membros da lista; embora esteja sempre disponível, em um grupo reduzido de pessoas é recomendável combinar previamente dia e horário de acesso.
Arquivos: espaço livre para que os usuários armazenem e compartilhem arquivos; é possível organizar os arquivos em pastas específicas.
Fotos: espaço livre para colocação de fotos dos associados (veja adiante como colocar fotos).
Favoritos: local para compartilhar endereços da Internet, que são relevantes ao grupo. Em nosso caso temos uma relação com os mesmos links existentes neste site.
Bancos de Dados: espaço para armazenar dados de todo o tipo em formato de tabela, tais como lista de telefones dos associados, dúvidas mais freqüentes, listas de contatos, etc.
Membros: relação completa de todos os participantes da lista e seus respectivos e-mails. O moderador do grupo pode convidar e incluir novos associados (Adicionar Associados).
Editar minhas opções: clicando-se nesta opção podem ser atualizados os dados do seu cadastro individual de associado (endereço de e-mail, entrega de mensagens e formato de mensagens).
Observe que você pode ou não permitir que as suas informações requeridas e opcionais sejam visíveis pelos demais membros do grupos dos quais você participa.
Inf. conta: aqui estão as informações da sua conta em Yahoo! Grupos; este cadastro é único em Yahoo! Grupos, isto é, mesmo participando de mais de uma lista de discussão em Yahoo! Grupos, você possui um único cadastro para o seu e-mail e senha).

Como alterar o endereço de e-mail em Yahoo! Grupos?

Clique em "Editar minhas opções" na página inicial de Ataxianet e depois em "Adicional novo endereço de e-mail".

Digite o e-mail que você deseja usar para entrar no grupo Ataxianet. Depois de clicar no botão Continuar, você precisará completar o processo de verificação de e-mail. Esta verificação serve para certificar que você seja o dono deste endereço de e-mail.

Como alterar a senha em Yahoo! Grupos?

Clique em "Inf. conta" e depois em "Alterar Senha".

Quem são os associados do grupo Ataxianet?

Para ver a relação nominal dos associados do grupo Ataxianet, proceda da seguinte forma (procedimento exclusivo para os associados):
- acesse a página inicial em http://br.groups.yahoo.com/group/ataxianet;
- clique em "Arquivos";
- clique no arquivo "Associados.html".
(Para ver o quadro de aniversariantes, clique em "Aniversarios.html").
(Para ver um quadro resumo dos associados, clique em "Resumo.html").

Como colocar uma foto na página do grupo Ataxianet?

Para colocar uma foto no grupo Ataxianet o associado deve proceder da seguinte forma:
- providenciar uma foto digitalizada (geralmente em formato .jpg);
- acessar a página inicial em http://br.groups.yahoo.com/group/ataxianet;
- clicar em "Fotos";
- clicar em "Adicionar foto";
- clicar em "Procurar" para encontrar o arquivo em seu micro;
- duplo clique no arquivo desejado;
- em Nome coloque o seu nome;
- clicar em "Carregar";
- aguardar e... pronto!

Como ver as fotos colocadas na página do grupo Ataxianet?

Para ver os arquivos de fotos já colocadas em Ataxianet, o associado deve proceder da seguinte forma:
- acessar a página inicial em http://br.groups.yahoo.com/group/ataxianet;
- clicar em "Fotos";
- clicar na mini-foto para ver uma versão maior.

Existem procedimentos recomendáveis quando do envio de mensagens?

Sim, é recomendável seguir alguns procedimentos básicos no envio de mensagens:
- nunca enviar mensagens tipo correntes, pirâmides financeiras, campanhas de solidariedade e semelhantes (mensagens solicitando encaminhamentos);
- não enviar spams (correios eletrônicos contendo mensagens irrelevantes) e mensagens publicitárias;
- evitar enviar mensagens de solicitações de divulgações e contribuições (hoje em dia é muito elevada a quantidade de mensagens falsas);
- procurar evitar o envio de arquivos anexados ("atachados");
- não divulgar no âmbito da Internet os e-mails dos associados do grupo (quando for o caso, utilize preferencialmente a opção cco/bcc de cópia oculta/cega em vez de cc de com cópia);
- evitar constranger a livre e espontânea participação dos demais membros do grupo; cada associado pode e deve limitar livremente sua participação e privacidade na medida que julgar conveniente;
- usar preferencialmente o formato texto, e não o formato html, para postar mensagens (essa é uma opção de configuração do seu programa de e-mail);
- utilizar com moderação o envio de mensagens com temas alheios ao assunto principal do grupo;
- evitar o uso de abreviaturas e siglas que possam não ser do conhecimento geral do grupo.

Existem medidas de segurança recomendáveis no envio e recebimento de mensagens a fim de evitar a contaminação por vírus?

Sim, é recomendável seguir algumas medidas básicas no envio e recebimento de mensagens:
- sempre que possível, evite anexos ao enviar e receber e-mails;
- nunca abra mensagens de origem desconhecida em seu computador, principalmente com arquivos executáveis anexados;
- a maioria dos vírus que se espalham hoje pela Internet usam o Outlook Express para se disseminar; se você usa esse aplicativo, esteja certo de estar usando a última versão do software; como regra geral, procure manter seu sistema operacional atualizado e as principais aplicações na última versão;
- configure o seu Windows para exibir as extensões de todos os arquivos. Faça isto no Windows Explorer em Exibir/Opções de Pasta/Modo de exibição e desmarque a opção "Ocultar extensões para os tipos de arquivos conhecidos". A medida impede que um arquivo hostil esconda sua verdadeira função (exe ou vbs) atrás de uma extensão inofensiva (como txt ou jpg);
- nunca abra anexos (attachments) com extensões vbs, shs ou pif. Elas quase nunca são usadas em anexos normais e são muito usadas pelos hackers. Pela mesma razão, nunca abra anexos com extensões duplas como "arquivo.bmp.exe" ou "arquivo.txt.vbs";
- em rede, não compartilhe suas pastas com outros usuários se não for estritamente necessário. De qualquer forma, assegure-se de não compartilhar o disco inteiro nem a pasta do Windows;
- desconecte-se da rede ou desligue o modem quando não estiver usando o computador; ou deixe o sistema em modo stand-by;
- se você receber um e-mail meio estranho de um amigo – por exemplo, algo escrito em outro idioma, dizendo coisas que ele não diria –, certifique-se de foi ele mesmo quem mandou aquilo antes de abrir o anexo;
- não abra anexos enviados por spam (propaganda não solicitada), nem visite endereços sugeridos por alguém que você não conheça. A mesma regra vale para anexos com nomes chamativos. Eles são o principal meio de contaminação dos vírus;
- não acredite nos ícones dos arquivos anexados. Os vírus e worms, muitas vezes, usam ícones bonitinhos para iludir os incautos;
- nunca, jamais, em nenhuma hipótese aceite ou execute anexos de pessoas estranhas em salas de chat ou vindas pelo ICQ, AOL Instant Messenger, ComVC, etc.