Disfagia

A disartria afeta quase a maioria das pessoas com ataxia, cedo ou tarde na doença. Algumas das mesmas vias nervosas envolvidas na produção da fala também controlam a deglutição e as dificuldades de deglutição ("disfagia") são comuns mais tarde na ataxia. A disfagia pode ocasionar a entrada de alimentos nas vias respiratórias, aumentando o risco de pneumonia. A disfagia pode dificultar a obtenção de uma nutrição adequada e ocasionar engasgos com alimentos.

Um fonoaudiólogo pode ajudar um paciente com ataxia a aprender técnicas para compensar os problemas de fala e de deglutição. Um nutricionista pode recomendar refeições e técnicas de preparação que tornem o alimento mais digerível e com adequado conteúdo nutricional. Os familiares devem aprender a manobra de Heimlich (uma técnica para desalDigite aqui o resumo do postojar alimento das vias respiratórias) antes da disfagia se tornar um problema.

 Manobra de Heimlich

1. Coloque-se atrás da vítima.
2. Passe seus braços em volta da cintura dela.
3. Cerre seu punho e coloque a parte do polegar contra o abdômen da vítima (na boca do estômago).
4. Pegue seu punho com a outra mão.
5. Aperte o abdômen da vítima com rápidos empurrões para cima (repetir se necessário).

Exercício para deglutição: a fraqueza dos músculos do esôfago pode ser a principal causa em problemas de deglutição. Um modo de resolver o problema é fortalecer esta musculatura. Um estudo médico da Escola de Medicina de Wisconsin - EUA sugere um exercício simples para ajudar: o paciente deita-se de costas e levanta a cabeça, podendo assim ver seus pés sem erguer os ombros. Após fazer o exercício três vezes por dia durante seis semanas, todos os pacientes de um estudo preliminar melhoraram sua capacidade de deglutição. Um estudo mais amplo será realizado para validar estas observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário