Uma pessoa com ataxia pode dirigir?

A resposta é: depende do estágio da doença. 

A pessoa certa para responder isso é o médico do DETRAN, eu mesmo ainda dirijo normalmente apesar de não conseguir andar sem me apoiar em algo.

Em certos casos há a necessidade de adaptações nos veículos, mas quem vai falar isso é o médico do DETRAN.

Por isso um conselho: ao ser  diagnosticado com algum tipo de ataxia faça o processo de renovação de  sua CNH para evitar transtornos posteriores.

9 comentários:

  1. Alguém poderia me ajudar, o caso é o seguinte: eu sou portador de Ataxia Cerebelar (DMJ), tenho laudo médico para comprovar, mas quando fui ao DETRAN fui barrado pelo médico do mesmo que nem ao menos quis me examinar porque dizia ele que não poderia fazê-lo sem antes ter um laudo de algum Neurologista atestando que eu estou apto para dirigir; e isto me constrangeu muito porque em nosso país em que vivemos todas as pessoas tem as mesmas oportunidades umas das outras, a qual me fora tirada pelo então médico do DETRAN quando o mesmo se negou a realizar o exame do qual ele foi bem pago para fazer; e outra coisa se ele estava querendo que eu me submetesse a outro tipo de exame então na minha ignorância acredito que o próprio DETRAN deveria de ter a minha disposição nesse caso como ele me pediu para ser avaliado por um Neurologista...
    Se algum Profissional Advogado poder me orientar de como agir nessa situação, pro gentileza...Desde já agradeço-lhe pela atenção e colaboração....
    No Amor de Cristo Jesus: Pr. Carlos Reis...

    ResponderExcluir
  2. Meu caso foi igual... Se alguém poder me ajudar agradeço..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dirijo normal carro manual mas preciso de apoio de alguém para andar

    ResponderExcluir
  5. Dirijo normal carro manual mas preciso de apoio para andar

    ResponderExcluir
  6. tambem sou portador de ataxia, tenho dificuldades de movimentar-me, dirijo carro automatico, uma maravilha. e olha que é carro já experiente(velho), 2003. quer decretar minha morte, é só tirar o direito de dirigir,pois eu mesmo com tamanha dificuldade sito-me ainda apto.

    ResponderExcluir
  7. sou portador de ataxia cerebelar cid.g11,2 qual procedimento pra ingressar na auto escola? me responde por favor

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou portador dessa ataxia quero renovar a cnh posso!

    ResponderExcluir