Método Feldenkrais

O método Feldenkrais pretende trazer de volta a atenção para as partes da mente e do corpo que tenham sido esquecidas ou excluídas das ações habituais. A física, a biomecânica, a criatividade e o desenvolvimento comportamental são os princípios básicos do método, através do qual, com exercícios fáceis, sem esforço e com movimentos agradáveis se melhora a postura, a visão, a imaginação e a percepção de si mesmo. A mente e o corpo são um sistema integrado - qualquer desequilíbrio em uma parte do sistema cria instabilidade em todo o sistema. Quando estes desequilíbrios dependem do indivíduo, o processo de correção pode ser atingido através de uma educação contínua.

O método elaborado pelo Dr Moshe Feldenkrais (1904-1984) encontra-se exposto em seus livros (edições brasileiras da Summus Editorial):
Consciência pelo Movimento: Agimos de acordo com nossa auto-imagem; esta auto-imagem é condicionada por três fatores: constituição, socialização e auto-educação. Feldenkrais abre um caminho sensível e precioso para a auto-educação, o trabalho com o próprio corpo.
O Poder de Autotransformação - A Dinâmica do Corpo e da Mente: Este é um livro que explora um paradoxo fundamental do ser humano: as pessoas querem mudar e ao mesmo tempo permanecerem as mesmas. O fator chave nesta resistência à autotransformação é que os indivíduos "vivem o passado no presente" e desta forma acreditam que seu futuro esteja totalmente arraigado nas atitudes que tiveram no passado. Feldenkrais mostra como o passado pode prover, construtivamente, elementos para um futuro criativo. Aqui o autor aborda os mecanismos emocionais (como motivação, formação de hábitos, compulsão, resistência) presentes nos comportamentos voluntários, nas posturas, nas ações e inibições, na fadiga e tensão muscular.

Vida e Movimento: Este livro, indispensável àqueles que desejam aprofundar seu conhecimento com o trabalho de Feldenkrais, é um guia para descoberta de que o movimento é um meio e um grande aliado no processo de aprendizagem e crescimento pessoal. Neste livro é possível visualizar Moshe instigante, vivo, criando um clima mágico, mobilizando nossa capacidade de fazer, sentir, perceber, pensar e transformar.

Caso Nora: "Aprender é transformar escuridão - ou ausência de luz - em luz. Aprender é criar. É fazer surgir algo do nada. O aprendizado vai crescendo até elucidar as coisas, dentro da gente". Como pôde uma mulher com mais de 60 anos, vítima de um derrame cerebral que a incapacitara de ler, de escrever e até calçar os sapatos, recuperar em poucos meses estas capacidades? O livro é o vívido relato de como Feldenkrais recuperou Nora. A teoria da consciência corporal aqui se manifesta em sua plenitude, em seus êxitos e tropeços, conduzindo o leitor a uma viagem através do complexo mente-corpo.

Existe pelo menos um relato significativo sobre os benefícios do método Feldenkrais para a ataxia de Friedreich, o qual pode ser visto em Regaining Balance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário