Técnica Alexander

A técnica Alexander é um método de reeducação psicomotora que ajuda a detectar e reduzir o excesso de tensão que freqüentemente origina muitos dos problemas de respiração, equilíbrio e rigidez do corpo.

A técnica, desenvolvida por Frederick Mathias Alexander (1869-1956), vem sendo ensinada na Inglaterra há mais de cem anos, sendo muitos os médicos que recomendam sua aprendizagem como medida de prevenção de enfermidades do aparelho locomotor e contra a sobretensão do corpo. Em 1996 foi incluída como tratamento para a dor na previdência social britânica e existem numerosas companhias de seguros do Reino Unido que a recomendam a seus clientes.

Nikolaas Tinbergen, médico holandês, co-laureado com o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1973, por sua participação no estudo e ordenação dos padrões sociais e comportamentais do indivíduo, dedicou a metade do seu discurso ao receber o prêmio falando sobre a técnica Alexander, destacando-a como um sistema de reabilitação muito sofisticado, ao ensinar o paciente a usar a musculatura de uma forma diferente, podendo aliviar diversos tipos de dores tanto físicas como psíquicas, às vezes até a níveis surpreendentes (trecho do discurso aqui referido pode ser encontrado no site em espanhol indicado abaixo).

Charles Scott Sherrington, também co-laureado com o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, em 1932, por suas descobertas das funções dos neurônios, assim referiu-se a essa técnica: "O senhor Alexander prestou um grande serviço ao estudo do homem ao relacionar insistentemente cada ato isolado com o indivíduo integrado e completo, o homem psicofísico em sua totalidade. Dar um passo não é somente questão de utilizar uma ou outra extremidade do corpo, depende da atividade neuromuscular total do momento, o que inclui tanto a cabeça como o pescoço".

F M Alexander era um ator e sua técnica não esta apenas relacionada com postura ou relaxamento. É uma habilidade que nos permite manejar com inteligência e serenidade situações estressantes. Aprendemos como tranqüilizar nossas reações físicas e emocionais para que a mente possa funcionar de maneira criativa. O corpo se move com maior liberdade, respirar não é mais um problema. Ficamos mais conscientes de como funcionamos como indivíduo.

A técnica base encontra-se exposta em seus livros (edições brasileiras da editora Martins Fontes): "O Aprendizado do Corpo", "A Ressurreição do Corpo" (uma técnica prática para restaurar o corpo em sua ampla gama de possibilidades, sem excluir a mente, como um meio para se conseguir mais saúde, maior consciência e independência em relação aos hábitos) e "O Uso de Si Mesmo" (descreve com acuidade a natureza do mau uso do corpo e concebe um método extremamente refinado através do qual podemos reeducar nossos hábitos cheios de defeitos.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário