Antiginástica

A antiginástica consiste numa série de técnicas de exercícios, principalmente de alongamento, fortalecimento e exercícios respiratórios, sempre com o objetivo de trabalhar todo o corpo. Estas técnicas buscam a integração entre o indivíduo e seu corpo, pela conscientização corporal. O trabalho da antiginástica não atua somente no alívio da dor, mas também para prevenir e proporcionar um bem estar geral, tanto físico quanto emocional. É aplicável em todas as idades, pode ser feita, individualmente ou em grupo. Também é uma eficaz coadjuvante da acupuntura, liberando os bloqueios da circulação energética do organismo, estimulando órgãos e vísceras, e agindo também num sentido curativo e preventivo. Suas principais indicações são para: vícios posturais, dores articulares ou musculares por tensão ou má postura e para manter a forma corporal e uma boa função orgânica.

A técnica da antiginástica está basicamente exposta por sua criadora, Thérèse Bertherat, nos seus livros (edições brasileiras Livraria Martins Fontes):
O Corpo tem suas Razões - Antiginástica e Consciência de Si: Apresenta a antiginástica, método de trabalho com o corpo desenvolvido pela autora a partir de sua experiência com Françoise Mézière. O ponto básico desse trabalho consiste na ênfase dada ao relaxamento e alongamento da musculatura posterior do corpo.

O Correio do Corpo - Novas Vias da Antiginástica: A autora comenta e discute as repercussões de seu primeiro livro. Apresenta a evolução do seu trabalho e comparações de seu método com outras formas de trabalho corporal (Feldenkrais, Ida Rolf, Gerda Alexander, Fritz Perls, etc). Comenta ainda, revendo posição assumida anteriormente, a importância da elaboração verbal de conteúdos emocionais mobilizados pelo trabalho corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário