SCA3 - Ataxia Espinocerebelar Tipo 3 – Doença de Machado Joseph

O que é a Doença de Machado-Joseph?

A Doença de Machado-Joseph (DMJ) é uma doença crônica que afeta estruturas neurológicas responsáveis principalmente pela coordenação dos movimentos e pelo equilíbrio. Tem um início sutil, em algum momento a vida adulta, e progride de forma gradual, afetando principalmente o caminhar, produzindo oscilações e desvios para os lados e, com o passar do tempo, até mesmo quedas.
A DMJ é uma doença genética. Ela é herdada de modo autossômico dominante, o que quer dizer que todo(a) doente a herdou de um de seus genitores; e que os(as) filhos(as) de um doente poderão também apresentar a condição.


Como são os seus sintomas?

O início da DMJ quase sempre se manifesta por desequilíbrio para caminhar. Isso pode acontecer nas mais variadas idades: houve pacientes que começaram a apresentar a condição aos 10 anos, e houve outros que a apresentaram aos 72 anos. Uma idade que se pode tomar como a média de início, entretanto, seria a dos 32 anos de idade.
Esse desequilíbrio é chamado pelos médicos de "ataxia", e é progressivo. Mas a ataxia não envolve somente o caminhar. Com o passar do tempo, a ataxia pode atingir também a fala, que se torna mal articulada. Em muitos pacientes, esse vai se tornar seu principal problema: a dificuldade de comunicação. Embora intelectualmente normais, essas pessoas não conseguirão se expressar bem através da fala.
A ataxia também pode, com o tempo, atingir os movimentos finos das mãos: os doentes terão dificuldade em escrever, em usar seus utensílios, etc.
Um outro grupo de sintomas importantes são as manifestações oculares. Entre essas manifestações, poderá haver dificuldade de o movimento dos dois olhos ser bem coordenado. Com isso, os dois olhos não fixarão exatamente a mesma imagem cada um. Cada olho poderá fixar pontos diferentes no seu campo de visão. É isso que provoca mais uma dificuldade importante: a visão dupla. A visão dupla é mais aparente quando o paciente olha para longe. Ela é facilmente corrigida se o paciente fechar um dos olhos.
Outros sintomas também podem aparecer, e são às vezes mais perceptíveis para o médico do que para o doente, pois não provocam muita limitação. Em alguns doentes, poderá aparecer uma rigidez que torna os movimentos mais lentos e difíceis de serem executados. Em outros doentes, poderão aparecer uma redução da massa muscular e algum formigamento nos pés.
A DMJ NÃO CAUSA deterioração mental: os pacientes mantêm-se lúcidos, inteligentes e com a memória normal. Entretanto, como se trata de uma condição muito limitante, muitos sofrerão de depressão e de isolamento social. Por isso, podem ser comuns as dificuldades de conciliar o sono, a tristeza e alguma irritabilidade.

Como ela é herdada?

A DMJ é uma doença de herança autossômica dominante. Isso quer dizer que ela é uma "doença vertical", que aparece em todas as gerações de uma família, até onde as pessoas podem se recordar. O diagrama a seguir apresenta uma possível árvore genealógica de uma família com essa doença. Os quadrados simbolizam homens, as bolas simbolizam mulheres. As bolas ou quadrados escuros simbolizam os doentes e as brancas, os sadios. Cada linha horizontal é uma geração. As linhas verticais unem os pais e seus filhos. Imaginem então que esses desenhos simbolizam avós, pais, filhos e netos:


Pode-se perceber que existem filhos de doentes que não herdam a doença (como o irmão da avó, na figura), enquanto outros a herdam. Como isso acontece?
Todos nós herdamos dois genes para cada função corporal. Um gene nós herdamos da mãe e o outro gene, nós herdamos do pai.
O gene que, quando alterado, provoca a doença de Machado-Joseph, é chamado de MJD1. Como nós herdamos dois genes, todos nós temos duas cópias do gene MJD1 - tanto as pessoas sadias, como as doentes. Entretanto, para que nós não tenhamos a doença, as duas cópias do gene MJD1 (tanto a herdada do pai, como a herdada da mãe) devem ser normais. Se uma estiver alterada, mais cedo ou mais tarde ela vai provocar o início da doença. Então, vejamos agora como fica a herança da mesma família mostrada acima, agora com a anotação dos genes de cada pessoa. O gene MJD1 normal, nós vamos chamar de "N"; o gene alterado, nós vamos chamar de "A". Você pode notar que todo mundo, nessa família, vai ter dois genes anotados embaixo de si.


Agora podemos compreender porque um filho de uma pessoa afetada pode não herdar a doença. Observe o irmão da avó: ele não é doente, porque seus dois genes são N. Ele herdou um gene normal de sua mãe sadia (a bisavó da família) e, por sorte, herdou também um gene normal de seu pai doente (o bisavô da família).
Isso acontece porque as pessoas doentes têm dois genes: um gene será alterado (A) e outro gene será quase sempre normal (N). As pessoas doentes transmitem apenas um desses dois genes para cada um de seus(suas) filhos(as). Qualquer um dos dois genes pode ser transmitido. Isso quer dizer que um(a) filho(a) poderá tanto receber o gene N - e nunca apresentar a doença, nem a transmitir para os seus futuros filhos - como poderá receber o gene A, com as mesmas chances. É por isso que os médicos dizem que o risco de um(a) filho(a) herdar a doença de seu pai ou sua mãe doente é de 50%.
Esse tipo de herança é chamado de herança autossômica dominante. Ela é característica da DMJ, bem como de uma série de outras ataxias semelhantes, porém causadas por outros genes. Como o início da doença acontece, em geral, depois da idade reprodutiva, a maioria das pessoas portadoras da DMJ acaba tendo filhos antes de saber que terá a doença.

Como se diagnostica a DMJ?

Foi somente em 1994 que se descobriu qual era exatamente o gene responsável pela doença. Esse gene - o MJD1 do qual já falamos - está localizado dentro do cromossomo 14. A sua função ainda permanece desconhecida. Apesar de não sabermos exatamente para quê esse gene serve, sabemos que ele apresenta uma seqüência repetitiva de moléculas que varia de tamanho. Essas moléculas que se repetem são representadas pelas letras CAG. Uma seqüência CAG, no código genético, codifica o aminoácido glutamina. Os genes normais (N) contêm entre 12 e 37 repetições da seqüência CAG. Os genes alterados (A) contêm mais de 56 repetições CAG.
Essa descoberta tornou possível a realização de um exame molecular, a partir de uma coleta de sangue do paciente. Esse exame "mede" o tamanho das seqüências CAG dos dois genes de cada pessoa. Se uma das seqüências for maior de 56 repetições, então o exame laboratorial identifica a presença de uma mutação. Nós já sabemos que basta um gene alterado - uma mutação - para causar a doença.
A técnica básica desse exame é denominada de PCR (do inglês "polymerase chain reaction"), seguida do acréscimo de uma sonda de DNA que marca as CAGs. O material genético depois passa por uma eletroforese, o que separa os pedaços de DNA de acordo com seu tamanho. Isso possibilita identificar pedaços pequenos (com poucas CAGs - os que se encontram nos genes normais) e pedaços grandes (com muitas CAGs - os que se encontram nos genes mutantes ou alterados).

O que causa a DMJ?

Se você leu a seção acima, pode compreender o que sabemos sobre a causa da DMJ. Se toda a pessoa doente tem um gene com uma seqüência CAG grande, maior do que 56 repetições, então é isso que causa a doença.
Mas não sabemos ainda exatamente porque isso causa a doença.
O que sabemos é que a seqüência CAG do gene produz, por sua vez, uma proteína na qual haverá repetidos aminoácidos glutamina. Se os genes de uma pessoa contêm, por exemplo, cada um, 15 e 70 repetições CAG, isso quer dizer que uma parte das proteínas por eles produzida terá 15 glutaminas, e outra parte terá 70 glutaminas. Sabemos que, quando uma proteína contém mais de 40 glutaminas, essa proteína não é mais digerida dentro da célula, e passa a se acumular dentro das estruturas celulares. Essa é provavelmente a causa da doença. Nossos neurônios não foram feitos para acumular essas "poliglutaminas". É possível que o seu acúmulo provoque a disfunção dos neurônios e, mesmo, sua morte.
As poliglutaminas expandidas que se depositam no neurônio


O que sabemos da origem histórica da DMJ?

A DMJ foi primeiro descrita em 1972 por dois grupos de investigadores norte-americanos. A primeira família descrita descendia de William Machado, um habitante da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. A segunda família também descendia de açorianos provenientes dessa mesma ilha. Essas duas famílias norte-americanas moravam, na ocasião, na costa leste dos Estados Unidos. Em 1976, uma terceira família foi identificada, dessa vez na costa oeste daquele país. Essa família também era de origem açoriana (porém da ilha de Flores) e se chamava "Joseph". A partir desse ano, a comunidade de investigadores clínicos concluiu que as três famílias deveriam ter a mesma doença, que passou a ser chamada com o nome das primeiras famílias reconhecidas: "Machado-Joseph".
Como se reconheceu que em todas havia uma ancestralidade açoriana, um grupo de investigadores partiu para aquelas ilhas. Reconheceu-se, então, que entre os açorianos essa doença era muito mais freqüente do que se esperava.
Hoje em dia, sabemos há doentes com DMJ nas mais variadas populações: entre portugueses, franceses, alemães, norte americanos, negros norte e sul-americanos, entre japoneses, chineses, indianos e até mesmo entre aborígenes australianos. Existem evidências de que muitos desses doentes tenham herdado essa condição de longínquos antepassados portugueses. Você deve se lembrar de como os portugueses eram importantes e dominavam o comércio marítimo há 400-500 anos atrás. Supõe-se que foi justamente através das navegações daquela época, que a DMJ se difundiu.
No Rio Grande do Sul, a história foi mais ou menos semelhante. Nosso Estado praticamente não tinha população até a vinda dos açorianos, a partir de 1750. Com essa imigração, nossa população surgiu e se estabeleceu. É bem possível que alguns dos imigrantes daquela época fossem portadores do gene alterado, e que o tenham transmitido aos seus descendentes até as gerações atuais. Sabemos, por exames moleculares, que os doentes gaúchos herdaram o gene que se originou da ilha de Flores, no arquipélago açoriano.

O que se pode fazer para melhorar seus sintomas?

Embora não exista um tratamento que interrompa o curso da doença, ou que previna a doença entre as pessoas ainda sem sintomas, muitos cuidados podem ser tomados para melhorar a qualidade de vida dos doentes.
Os principais cuidados são a fisioterapia motora e a fonoaudiologia. Ambas auxiliam na preservação das funções motoras. Ensinam aos pacientes como lidar com situações tais como o engasgo e a marcha desequilibrada.
Eventualmente, pode ser necessário o uso de um medicamento para diminuir algum sintoma. Esse parece ser o caso quando o paciente apresenta muita rigidez. Alguns remédios diminuem a rigidez, mas seu uso deve ser bem ponderado, pois efeitos colaterais podem aparecer. O especialista habilitado na sua prescrição é o neurologista.
Em outros casos, mais comuns, o uso de uma medicação anti-depressiva está indicado e pode trazer grande alívio dos sintomas. Já comentamos que a DMJ traz muita incapacitação funcional: o doente deixa paulatinamente de caminhar, de se comunicar e de realizar suas tarefas. Isso traz um enorme sentimento de perda e de tristeza. Esse sentimento - essa depressão - pode, por sua vez, vir a piorar os sintomas motores, produzindo ainda mais limitação. Por isso, é possível que, em muitos casos, o uso judicioso de um anti-depressivo melhore a qualidade de vida do doente e mesmo de sua família.

O que se pode fazer para ajudar as pessoas que estão em risco de herdarem a DMJ?

As pessoas de uma família que tem o diagnóstico de DMJ, podem querer fazer o teste para saber se herdaram a doença antes mesmo de manifestarem os sintomas. Este teste, realizado em pessoas assintomáticas é chamado de "Teste Preditivo para a DMJ".
Este teste é freqüentemente solicitado pelos interessados, para auxiliar suas decisões relacionadas aos seus planos futuros no que diz respeito à família, ao trabalho, etc. Outras pessoas fazem o teste apenas por "necessitar saber".
Os laboratórios costumam realizar esse teste nos indivíduos que tenham 50% de risco de virem a apresentar a condição. É o caso do segundo filho (da última linha) apresentado na Figura 2. Ele é sadio e jovem, e não se sabe ainda se herdou ou não a mutação de sua mãe.
O Teste Preditivo para DMJ compreende uma pré-avaliação onde serão revisados os motivos que levam à decisão de realizá-lo, e o possível impacto de um resultado positivo ou negativo. Este teste é confidencial e sigiloso. O seu resultado somente é dado para o indivíduo que o realizou. Não fica no arquivo hospitalar dessa pessoa.
Como não se conhece ainda uma cura ou um tratamento preventivo para a DMJ, é importante que se compreenda que esse teste preditivo não trará conseqüências "médicas" - quer dizer, medicações ou outros tratamentos.
Uma vez que a motivação para se realizar esse teste é de foro íntimo e individual, e que ao mesmo tempo não há um tratamento disponível, esse teste preditivo não deve ser realizado em crianças e adolescentes.

Onde você pode encontrar mais informações e cuidados?

1) Você pode procurar atendimento no nosso ambulatório, ou seja, no:
2) Há inúmeras páginas da Internet nas quais você pode obter mais informações.


Reprodução integral do texto de Doença de Machado-Joseph - Hospital de Clínicas de Porto Alegre

58 comentários:

  1. André Ricardo Chagas da Silva14 de abril de 2011 às 14:21

    Sou portador da DMJ é uma síndrome terrível,o que mais me incomoda é as pessoas não entenderem o que eu falo.Éuma sensação horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa André, compartilho exatamente da mesma coisa.estou triste e esperando... não há o que fazer agora...é assustador né? como viver, tenho 34 anos e não tenho perspectiva. alguém me dê motivo pra ter...

      Excluir
    2. Sou casada tenho um casal de filhos, tenho a DMJ é uma doença terrível tenho já dificuldade em locomover (andar) os braços tenho pouca ou nenhum a força herdei do meu pai. Tenho 45 anos é muito chato não podermos fazer quase nada.

      Excluir
    3. Estou andando muito desequilibrada e sofrendo quedas, minha visão está atrapalhada, dupla e não consigo ver filmes legendados.

      Excluir
    4. peça ao seu oftalmologista que vc precisa fazer lente prismática.

      Excluir
    5. O que será necessário que todo o mundo sabe o grande e poderoso profeta chamado solução dr, Ele tem ajudado muitas pessoas do mundo inteiro, muitas pessoas vieram de diferentes países para vê-lo de soluções, incluindo me, I com base em no Reino Unido por causa da minha doenças (HIV) i explorada do Reino Unido para a África para vê-lo para a cura e demorou um piscar de olhos para me curar, porque eu era capaz de fornecer todos os requisitos necessários para a cura, e agora estou feliz que eu sou agora um este ano, e como o que eu fiz conheci este testemunho dr na net eu teria sido em minha sepultura e juntou-se meus antepassados hoje ... .obrigado a solução dr para sua cura e suas misericórdias ele mostrar para mim ... enviado profeta, dr solução, drsolution1@hotmail.com seu site é http://drsolution.webs.com/

      Excluir
    6. Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479



      Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479



      Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479


      Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479

      Excluir
  2. Tenho dois filhos com a doença de DMJ um com com muita dificuldade de andar, ele esta com muita depreção e uma tristeza infinita muito dificil de lidar com não tem vontade mais de viver, o outro ja esta na cadeira de roda, mais calmo, porém muito inritado e com depreção,sou mãe e sofro muito, ou vi falar que ja existem no nordeste testes com as celulas troncos, será que ja estão fazendo estes testes? Por favor me ajude. meus filhos tem, um com 46 anos e o outro 42. Vivo desesperada, obrigada, me responda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU entendo a sua dor tambem tenho essa doença ,eu tabem ando com muita dificuldade eu preciso de uma bengala pra andar, eu sei que e dificil vc tem que saber lidar muito com isso ,vc pode que eles façam fisioterapia ajuda muito,eu faço fisioterapia,eu descobri essa doença com 36 anos agora tenho 42,eu soube que essa doença e heletitaria e pegei essa doença do meu pai

      Excluir
    2. uso de células tronco ainda está em estudo. Usaram na China porém o problema causado pela ataxina (proteína que age sobre as células do cerebelo) voltaram a aparecer e a pessoa voltou a ser atáxica..

      Excluir
    3. Porque vcs não tentam a auto hemoterapia,seu sangue que cura!!!

      Excluir
  3. Pelo o amor de Deus me mostre um caminho para inicar os testes, sei ouvi falar em um programa da Rede Globo que já existe testes com as células troncos para ajudar este sofrimento terrível.
    Meu email é: marlicene@gmail.com
    Eu não perco a esperança pois sou uma pessoa de fé, obrigago

    ResponderExcluir
  4. Sou da Ilha das Flores, os casos de MJD são inúmeros.
    Percebo a vossa fustração... Força para continuarem em frente.

    ResponderExcluir
  5. Para Deus, isso é como grão de mostarda para ser eliminado. Nosso grande problema , se não o maior é falta de fé. Quem ressuscitou mortos, não pode eliminar esse mal? Peçamos Fé, e tudo o mais nos será acrescentado. É dicil? É. Mas não impossível. Também sou humano, tenho DMJ, mas acredito num Deus maior que esta doença. Se temos que nos unir , nos unamos pedindo a fé nescessária,para vencermos, e os testemunhos serão de cura e restauração. Que Deus nos abençoe em seu filho JESUS....sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma pena não ter fé.invejo vc.tenho DMJ e estou com 34 ando com muitas dificuldades e dores grande tb.não tenho fé, pois, a minha mãe tinha miuto e o deus não olhou pra ela...

      Excluir
  6. carlos entre em contato comigo, tenho uma amiga que tem uma filha que tem 1 ano e acabou de receber o diaginóstico e ela não tem noção de como essa doença afeta, estou muito preocupada com ela meu e-mail é deamartha30@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479



      Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479



      Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479


      Melissa
      Wow so excited for what this great man did for me called Dr climent in helping me to get conceive a baby of my own after been married for the past years of no child but since i met this man online my problem is now solve and am now pregnant with 4 months pregnant and am so excited to be in this mood which i have been looking for in a long time now and i thank God i met this great man on time who solve my problem contact him on drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com drclimentscott@gmail.com for your solution too.+2347036879479 +2347036879479 +2347036879479 +2347036879479

      Excluir
  7. Tenho sca 3 na familia e estou com algumas dificuldades de caminhar, estou investigando a possibilidade de ser sca 3 . Mais tenho Fé que nosso Senhor Deus me dará forças para que eu continue tendo Fé e esperança de um futuro melhor... Obrigada meu Senhor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenha fé na ciÊncia, pois deus nos esqueceu. tenho 34 e DMJ, muitas dificuldades e limitações sem contar as dores e os formigamnetos

      Excluir
  8. tenho 30 anos sou portador da doença ,tenho dificuldades para caminhar ,faço fisioterapia 2 vezes por semana desde quando descobri a djm com 25 anos ,não me rendo mas estou percebendo que a doença esta piorando a cada dia , tenho um irmão 33 anos que não tem sintoma nenhum ,e outra irma 36 anos que ja esta na cadeira de rodas ,acredito que a medicina vai encontrar a cura para esta doença muito obrigado meu contato é marcelor674@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando a doença quiser ela vem com forçA! FIZ HIDRO...E a verdade é que não adianta uma vez puxado o gatilho...

      Excluir
    2. te mandei um e-mail, se não se incomodar e puder me ajudar. - murilo

      Excluir
  9. SOU MAIS UMA PORTADORA DO CASO ,ME OFEREÇO ATÉ COMO COBAIA,NÃO AGUENTO MAIS.TODOS PENSAM Q É EXAGERO MAIS NÃO É ,É INSUPORTÁVEL,FÉ EU TENHO,MAIS ACHO Q DEPOIS DE VER AVÓ, E PAI MORREREM LUTANDO,`HA MUITOS ANOS ATRÁS.TDS TEM MUITA VONTADE DE SER NORMAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha edi, a fé que eu tinha acabou. com inha mae sofrendo essa doença por 15 anos! tenho 34 e tenho DMJ estou com muitas dificuldades.

      Excluir
  10. pessoal, também comungo do mesmo sofrimento que vocês, tbm sou portador da SCA-3 e hoje quando estava pesquisando no google, vi uma página de um hospital chinês que trata a DMJ, com o uso de células tronco, alguém tem alguma informação sobre isso? por favor me ajudem, meu contato é bruno@cardosoeteixeira.com.br
    Segue o endereço para ajudar ou até mesmo que me indiquem se existe mesmo ou não...
    abraço forte
    http://tratamentocomcelulastronco.com/index.php/experiencias-dos-pacientes-e-noticias/ataxia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fui a um neuro e ele disse que países que não sofrem de censura nessa aspecto podem desenvover tecnicas...mas, experimentais, u seja, nada certo... descobri esse blog hoje,estou com 34 anos DMJ já tem uns 2 anos e dificuldades e dores 1000...

      Excluir
    2. Bruno,
      estou pensando em ir pra China, tenho SCA3,e podem dizer que otratamento é experimental e não confiável,mas que alternativa temos?Já recebi a carta de aceitação para o meu caso.Ainda vou decidir.
      Obs.É um procedimento muito caro (cerca de U$ 25.000,00 sem incluir as passagens).

      Excluir
    3. Olá , tenho lido que pessoas que se submeteram ao tratamento chinês (com células tronco) após um ano voltaram os mesmos sintomas. Vc foi à China?como está se sentindo?

      Excluir
    4. Cuidado estive na China com o meu Pai foi 1 ano após tudo vtou a ser um inferno...enquanto à vida esperança...algo milagroso pode acontecer mas credível e com provas.
      Na China brincam com o desespero

      Excluir
  11. Qual o site vc encaminhou a aceitação, como podemos fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai no google e cololoca 'ataxia tratamento com células tronco" é o 2º site que aparece o site da beike, Vc preenche um formulario e espera q eles entram em contato. O meu coordenador lá é o Ivory Junior. Quem quiser saber como está meu processo pra ir pra pra China meu e-mail é bobegico@yahoo.com.br
      PESSOAL VAMOS PARTICIPAR DO GUPO DE DISCUSÃO DO ATAXIANET!

      Excluir
  12. olá pessoal eu também faço parte do grupo de Sca tipo3, hoje tive a oportunidade de ver este site de uma clinica na China que faz tratamento com células tronco , eu achei muito bom. preenchi um formulário e espero resposta . se quiserem conversar sobre angústias que as vezes nos assolam meu email rubia.borges@ig.com.br , ou encher linguiça tbém pode srsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  13. olá pessoal, tenho 22 anos e sou portador de dmj, herdei do meu pai, hj ele esta na cama só sai da cama com a ajuda de alguem, ja eu estou começando a sentir uma dificuldade para caminhar pois o enrigecimento e o desequelibrio estão me atrapalhando, ficar em pé, até falar eu me enrrolo as vezes. Fui atraz dessa clinica na china que faz esse tratamento com celulas tronco e vi que é um tratamento digamos temporario, pois os sintomas voltam apos um certo tempo, como é uma doença degenerativa, enquanto nao atingir o foco, que é o porque dessas repetiçoes no gene, nao vai resolver o problema só vai adiar e sem falar que o custo é mtu caro pelo menos pra mim que ganho 1500 reais por mês, 25000 dolares para viver "bem" mais algum tempinhu... estive em Porto Alegre em uma geneticista a um ano e ela me falou que estavam fazendo um estudo para um tratamento com lithium, até agora ainda nao tive retorno dela... Se alguem souber de alguma coisa ou tiver alguma informação para me passar segue meu email, eduardosjacques@hotmail.com, sou de Caxias do Sul - RS. agradeço, e desejo a todos MTA CALMA, pois é uma doença muito dificil de lidar, e quanto mais nervosos ficamos pior é... att Eduardo Jacques

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal,eu me chamo Jandira e vivo o mesmo drama de voces.Tenho quatro integrantes de minha familia com DMJ,três já faleceram,meu pai e dois irmaõs.Eu sei que não é fácil no auge de sua juventude ser arrebatados por uma doença tão severa!Peço á todos que teham calma,até parece uma piada eu pedir isso pra voces.Por não ter esperança e fé,vi meus irmaõs e meu pai serem consumidos por esta doença.Minha mãe não suportando tanto sofrimento,tambem veio a óbito,e eu assumi meus irmaõs.Faço com que eles vivam cada dia como se fosse o último.ASSIM MEUS QUERIDOS,NÃO PERMITA QUE A DEPRESSÃO EA TRISTEZA ROUBEM ESTES MOMENTOS DE ESPERANÇA E ALEGRIA DE VOCES.Tenham fé em DEUS,pra ele nada e impossivel.Que ele faça um grande milagre na vida de todos!um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu namorado tem DMJ, herdou da mãe, ta na fase inicial da doença... O grande problema é que a doença não é uma epidemia, a incidência e de 1um doente para cada 100 mil no Brasil...Falta investimento em pesquisas mais aprofundadas
      interesse da parte do governo em investimento.
      E deque Vale os direitos humanos??

      Excluir
  15. Oi meu nome é veronica tenho 32 anos hoje mais minha vida começou a mudar,pra pior é claro,qnd eu tinha 16 eu ainda não sei qual é o tipo da minha doença porque só agora aos 30 foi que eu consegui fazer o teste genetico mas ate agora não tenho nenhum resultado.Sempre que eu leio algum relato de alguém com essa doença vejo que na familia houve pelo meno um caso o que dá uma noção do sofrimento,dor que virá ate uma reação qualquer é esperada mas no meu caso não foi bem assim eu sou a 1ª na familia a ter a doença,desspero,confusão,depresão isso tudo eu passei e passo ate hj fora o que eu tenho que ouvi daqueles que ñ entended o problema mais sou budista e acreditono nam-myo-rengue-kyo que mas pra frente td vai mudar tvz ñ hj ou amanhã mais com certeza irá mudar!

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Patrícia, tenho 35 anos e ainda consigo fazer tudo normal, a única coisa que me atrapalha é a marcha desequilibrada, descobri a menos de um mês, pra mim está sendo mto doloroso, sou recém formada em Direito... Um sonho que realizei. Sou uma pessoa mto ativa, não me imagino em uma cadeira de rodas ou dependendo totalmente de 3º, ISSO É QUE ME DEIXA MTO ARRASADA!!! Sei que tenho q aproveitar a vidaenquanto posso, mas aguentar essa SENTENÇA, não é facil!
    Não culpo a Deus, nem a ninguém, pois cada um leva um fardo. Se quiserem trocar ideias, sou uma pessoa acessível e tenho um bom coração, segue meu e-mail: patricia_ssoares@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia!!! Vê se alguem pode me ajudar tenho MJ comecei a fazer o uso CoQ10 o que vcs sabem sobre esse suplemento. desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  18. José Luigi Vilela Santos18 de junho de 2015 às 08:01

    Bom dia, meu nome é José Luigi V. Santos tenho minha mãe que tem 76 anos, e se encontra acamada por causa da DMJ totalmente dependente, e mais três irmãs com a mesma doença. uma de 43, 47 e 52 anos. eu ando assustado, já fui a vários Neurologistas e os mesmos dizem que não tenho nada todavia venho notando o desequilíbrio desde de 2014. Não conhecia o exame citado, e irei pedir ao meu médico que me conduza para efetua-lo. Que souber de qualquer programa de estudos e meus irmãos estaremos disponiveis para participar. meu Imail é luigizoo73@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite. Possuo o diagnóstico desta doença confirmado pelo SARAH desde 2013 porém o sintomas já apresentava ha mais de 5 anos atrás. E foi o que me levou a procurar ajuda no Sarah. Como ainda não possui qualquer cura ou tratamento e o desequilíbrio vinha aumentando estou buscando tratamentos alternativos. Descobri um tratamento que estou fazendo já tem um mês e tem dado uma resposta muito efetiva tanto na coordenação motora como na disposição diária... além de aumentar muito a minha imunidade. Estou falando da Auto Hemoterapia. Um método extremamente simples e muito barato de tratamento. Procurem os vídeos no Youtube. Pode melhorar a qualidade de vida de muitos de nós e dos que possuem outras doenças também. Não temos nada a perder.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite pessoal sou estudante de técnico em enfermagem pela escola do hospital de cardiologia, estou fazendo o trabalho sobre a Mj, quem poder me ajudar com algum vídeo ou áudio falando sobre como é viver com a doença , quais os sintomas enfim agradeço muito meu watts e 51-91935533 ou e-mail vanessac.vanes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi , tenho 23 anos e tenho sintomas sca3 desde os meus 18 anos, tenho muita dificuldade em caminhar, e tenho uma filha de 1 ano, as vzs me da una tristeza infinita, mais a minha filha me da força pra viver, e minha mae tbm... Eu sou muito dependente, e estou atrapalhando a vida de todos. Deus me ajuda.

    ResponderExcluir
  22. Oi o meu marido tem 28 anos e tem a dmj e sofre muito nós nos casamos em 2009.E dai em diante começou tudo , eu grávida ele com dificuldade de andar e fazia os exames e só dava normal ninguém sabia até o neurologista encaminhar para a cidade universitária e daí começou a pesquisa e foi descoberto o que ele tinha dmj agora eu tenho medo que a minha filha possa ter ter essa doença que veio do pai dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às chances são de 50% tenha fé de que não vai ter ..

      Excluir
  23. Oi o meu marido tem 28 anos e tem a dmj e sofre muito nós nos casamos em 2009.E dai em diante começou tudo , eu grávida ele com dificuldade de andar e fazia os exames e só dava normal ninguém sabia até o neurologista encaminhar para a cidade universitária e daí começou a pesquisa e foi descoberto o que ele tinha dmj agora eu tenho medo que a minha filha possa ter ter essa doença que veio do pai dele.

    ResponderExcluir
  24. Sou ovo aqui ,sou portador de SCA3 ,fui diagnosticado a 4 anos atraz ,consultei com DR Jacob em Sao Paulo e Dr Wilson em Ribeirao Preto ,nao tem no momento cura ,alguma coisa paralela é para tomar seu dinheiro ,eu fiquei sabendo que CITALOPRAM faz melhorias com DMJ ,passei email para DR Wilson para avaliar e depois falo aqui se começar a tomar ,abraço a todos

    ResponderExcluir
  25. minha sobrinha tem machado josepf com 15 anos deixou de andar ela tem 27 anos , nós não conhecemos ninguém com essa doença na família, gostaria de saber pq aos 15 anos deixou de andar e diz que essa doença e genética como pode se não tem casos na família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeynnefer é preciso procurar um geneticista e fazer o exame, é possível que algum dos seus ancestrais tenha a doença. è possível possuir o gene com anormalidade e não desenvolver a doença, já ela não teve a mesma sorte.

      Excluir
  26. Experimentem fazer Autohemoterapia , cura muitos males e barato nao tem contraindicacao , eu faco a um ano tenho artrite , artrose , reumatismo manchas d pele (ta sumindo) tira sangue da veia e aplica no musculo , enfermeiras aplicam , custo de uma aplicacao d injecao , entrem no grupo Teu sangue te cura no face , e no google tem informacoes , melhoras p todos .

    ResponderExcluir
  27. (DEVE LER: How I Got CURADO DE MINHA VÍRUS HIV)

    Olá, Meu nome é Jeff Chandler Rodriguez, eu fui diagnosticado de HIV e tenho tentado todos os meios possíveis para obter cura, mas todos sem sucesso, até que eu vi um post em um fórum de saúde sobre um médico de ervas da África Ocidental (Dr agege) que preparam a medicina herbal para curar todos os tipos de doenças, incluindo o vírus do herpes, no começo eu duvidei se era real, mas decidiu dar-lhe uma tentativa, quando eu entrar em contato com o médico de ervas através de seu e-mail, ele preparou um medicamento à base de plantas e enviou para mim , em que eu recebi este medicamento herbal, ele me deu passo a instruções sobre como aplicá-lo, quando eu aplicado conforme as instruções, eu estava curada deste vírus mortal HIV dentro de uma semana de uso agora estou livre do vírus, eu estava provei negativo. Ele também pode curar qualquer tipo de doença e pode trazer de volta o seu parceiro Ex a você, você é entrar em contato com este grande médico de ervas através de seu e-mail (dragegespellalter@yahoo.com) ou ligue ou WhatsApp-lo com o seu número 2349036492096, quando o contato -lo, certifique-se de lhe dizer que eu referenciado-lo, em am feliz que ele salvar a minha vida.

    ResponderExcluir
  28. Takket være denne store mand, kaldet Dr. Climent. der hjælpe mig med min graviditet problem.I har forsøgt at blive gravid, da de sidste 4 år, jeg var i stand til at få børn indtil min ven fortalte mig om denne store mand, der hjalp hende om samme emne, så hun gav mig denne store mands telefonnummer og hans e-mail, så det var hvordan jeg kontaktede denne store mand, og han hjalp mig med mit problem inden for fjorten dage jeg var gravid, jeg vil for evigt være taknemmelig for denne store mand, og hvis du har problemer kontakte ham på hans direkte e-mail drclimentscott @ gmail. com drclimentscott@gmail.com FOR NOGEN SLAGS ægteskaber problem tak ..






    Takket være denne store mand, kaldet Dr. Climent. der hjælpe mig med min graviditet problem.I har forsøgt at blive gravid, da de sidste 4 år, jeg var i stand til at få børn indtil min ven fortalte mig om denne store mand, der hjalp hende om samme emne, så hun gav mig denne store mands telefonnummer og hans e-mail, så det var hvordan jeg kontaktede denne store mand, og han hjalp mig med mit problem inden for fjorten dage jeg var gravid, jeg vil for evigt være taknemmelig for denne store mand, og hvis du har problemer kontakte ham på hans direkte e-mail drclimentscott @ gmail. com drclimentscott@gmail.com FOR NOGEN SLAGS ægteskaber problem tak ..

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde
    Infelizmente minha mãe e uma tia tem essa doença, herdada de minha avó.
    Elas tem manifestações parecidas mas com limitações diferentes, uma mais debilitada que a outra.
    Gostaria muito de fazer o exame pra saber se possuo a doença. Mas fiquei sabendo que a ANVISA não permite esse exame somente a efeito de Predição, somente se já tiver os sintomas, sabem se isso é verdade?
    Ou saberiam me dizer onde consigo o realizar o exame?
    Agradeço contato
    (crismpysk@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura um neurologista e conte seu histórico e diga que quer realizar o exame genético

      Excluir
  31. Olá pessoal Estou aqui para compartilhar um testemunho sobre como o meu HIV foi cura por um médico de ervas com a ajuda de fitoterapia e sabão de ervas, Como todos sabemos medicamente, não há solução ou cura para o HIV eo custo de medicação é muito caro. Alguém me apresentou a um homem (Native Medical Practitioner) Eu mostrei ao homem todos os meus Testes e Resultados e eu disse a ele que já tinha diagnosticado com HIV e gastou milhares de dólares em medicamentos. Eu disse que gostaria de experimentá-lo porque alguém me apresentou a ele. Ele me fez perguntas e eu respondi corretamente. Para cortar a história curta, Ele me deu alguns sabonetes medicinais e algumas ervas (esqueceu o nome que ele chamou) e ele pensou que eu vou usar todos eles. No começo eu estava cético, mas eu apenas dei-lhe uma tentativa. Eu estava em sua medicação por 2 semanas e eu usei todos os sabonetes e ervas de acordo com sua prescrição. Que ele vai terminar o resto ele mesmo. E eu liguei para ele 3 dias depois, cheguei e eu disse a ele qual era a próxima coisa que ele disse, ele estava esperando meu chamado. Ele me disse para visitar o meu médico para outro teste. Honestamente peaking, eu nunca acredito tudo o que ele estava dizendo até depois do teste quando o meu médico mencionar a declaração de que estou, HIV negativo eo médico começou a perguntar-me como é que a cura, E eu faço uma promessa a dr osas que se eu sou Heal Vou testemunhar o seu bom trabalho na minha vida, se há alguém lá fora, que pode precisar da ajuda de dr osas você pode enviá-lo via e-mail drosasherbalhome@gmail.com Para qualquer tipo de doença, ele pode curar qualquer doença WhatSAPP OU CHAMAR ele através de seu número +2349035428122 ele também tem óleo de ervas para a ampliação do pénis,

    ResponderExcluir
  32. Pregnancy can be a tough stage in life. For some couples, it can be easy, but for some others it will take miracle to have a baby and start a wonderful family. That miracle is right here in babaka.wolf@gmail.com , The title of my story is how i get pregnant by the power of Priest Babaka, Priest Babaka did excellent job for me. everything you need to know is that Priest Babaka is a great man. In addition to that, him gave me instructions and i follow it, and now i have achieve my goal of having a newborn child. this make my husband family to have hope in me, and they stop blaming me for not having a child. is miracle that happen to me thanks to you priest Babaka. if any of your friend’s or you reading this my story having a hard time conceiving a baby, and you have tried months and months and just couldn’t find the reason why they weren’t able to do it. The doctor said you can not have a baby, I recommended you to this great man called Priest Babaka of babaka.wolf@gmail.com or visit his website: priestbabakatemple.webs.com contact him today and you will have very reason to be happy

    ResponderExcluir