São Sebastião implanta “Programa Praia Acessível” para pessoas com deficiências físicas

Na próxima quarta-feira, dia 21, a Prefeitura de São Sebastião coloca em prática o projeto piloto do “Programa Praia Acessível”, uma parceria com o Governo do Estado por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa acontece no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central da cidade, das 9h às 17h.

Com o principal objetivo de facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiências físicas ao mar, as secretarias municipais de Esportes (Seesp), Saúde (Sesau), Cultura e Turismo (Sectur), Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Semam) uniram forças para disponibilizar este serviço a quem precisa.

O Governo do Estado cede ao município cinco equipamentos básicos; a chamada cadeira anfíbia
(CA); concebida para superar a areia e entrar na água. A cidade, por sua vez, tem a responsabilidade de manter o programa nos finais de semana e feriados. Outra contrapartida de São Sebastião é disponibilizar um facilitador treinado por cadeira cedida para orientar os usuários durante sua permanência na praia, além da manutenção, infraestrutura como banheiros, ponto de atendimento e abrigo.

De acordo com a Seesp, a cidade conquistou o direito de utilizar estas cadeiras entre as segundas e quintas-feiras, no Centro de Reabilitação da Secretaria da Saúde.
Nesta terça (20), das 14h às 16h e das 16h às 18h, os profissionais que farão parte do programa vão receber um treinamento, também no Balneário dos Trabalhadores, para propiciar lazer, diversão e oferecer aos portadores de deficiências físicas condições de usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário