Problemas com Medicamentos (Dr Michael Wilensky)

O Dr Michael Wilensky é médico neurologista particular em Kenner, Louisiana - EUA. Atende também como diretor a Clínica do Grupo de Suporte de Ataxia da Lousiana. Na palestra do Dr Wilensky, "Problemas & Pílulas", sobre alguns dos problemas que pacientes com ataxia enfrentam quando medicamentos comuns são prescritos, ele refere-se aos remédios que são usualmente usados para tratar sintomas, não para tratar ou tentar reverter a ataxia.

Um dos maiores problemas da medicação de pacientes com ataxia (ou de pacientes com qualquer doença neurológica) é a visão embaçada. Uma das causas mais comuns para a visão embaçada é a medicação. A ataxia é basicamente uma doença do sistema nervoso central e a medicação afeta este sistema e afetará muito mais quem tem ataxia do que outras pessoas.

O sistema nervoso central do paciente com ataxia não reage da mesma forma aos medicamentos do que o de outros pacientes. Existe uma sensibilidade às medicações psicotrópicos, narcóticos, analgésicos, tranqüilizantes, soporíferos e álcool. Os pacientes de ataxia não têm um sistema nervoso normal e, assim, sua tolerância para o que seria uma dose comum de medicação não é a mesma. A duração da ação da droga é consideravelmente mais longa em um paciente com ataxia do que em outros pacientes.
Efeitos contrários e adversos são muito comuns com vários medicamentos em qualquer espécie de problema do sistema nervoso central. O Dr Wilenky afirma: "Nós geralmente falamos em meia-vida dos medicamentos, que é o tempo que ele leva para sair do organismo. Um medicamento com uma meia-vida curta começará a agir mais prontamente e também desaparecerá do organismo mais rapidamente. Ele somente terá efeito por um curto período de tempo. Um medicamento de curta duração significa que você necessita vários comprimidos durante o dia. Se uma dose normal é de três ou quatro comprimidos por dia, pacientes de ataxia podem necessitar somente um ou dois por dia." Medicamentos de ação longa permanecem por mais tempo no organismo, mas levam também um tempo maior para começar a agir. Os efeitos colaterais dos medicamentos de ação longa levam mais tempo, até mesmo vários dias, para deixarem completamente do organismo.

Muitos poderão perguntar: "Porque eu tenho de saber tudo isto, se os médicos sabem?" O problema é que alguns médicos não conhecem muito sobre ataxia e não estão familiarizados com os efeitos de algumas medicações em ataxia, assim é bom você estar familiarizado com as medicações que você toma e alguns dos problemas que possam ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário