Terapia com células estaminais embrionárias restauram capacidades motoras em ratos com lesões no pescoço


O primeiro tratamento com células estaminais embrionárias aprovado pela FDA (entidade que regula e aprova os medicamentos nos EUA), para testar em seres humanos, demonstrou ter a capacidade de devolver a funcionalidade dos membros em ratos com lesões na coluna cervical – uma descoberta que pode alargar o teste clínico a pessoas com lesões cervicais.
Em Janeiro, a FDA autorizou a Geron Corp. of Menlo Park, uma empresa sedeada na Califórnia, EUA, a testar o tratamento em indivíduos com lesões na coluna torácica, que ocorrem abaixo do pescoço. Contudo, o tratamento em indivíduos com lesões cervicais não tinha sido aprovado, pois os testes pré-clínicos, com ratos, não estavam ainda completos.
Os resultados deste estudo cervical podem ser consultados online, na página do jornal Stem Cells. O cientista Hans Keirstead espera que, com esta informação, a FDA autorize os testes clínicos do tratamento em pacientes com ambos os tipos de lesões. Cerca de 52% das lesões na coluna são cervicais e 48% torácicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário